SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR
SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP-4
86ª SESSÃO ORDINÁRIA
11/11/2025
- Presidência do Sr. João Jorge.
- Secretaria do Sr. Dr. Milton Ferreira.
- À hora regimental, com o Sr. João Jorge na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adrilles Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, André Santos, Carlos Bezerra Jr., Celso Giannazi, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, Kenji Ito, Major Palumbo, Luana Alves, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Pastora Sandra Alves, Paulo Frange, Professor Toninho Vespoli, Ricardo Teixeira, Roberto Tripoli, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Silvão Leite, Silvia da Bancada Feminista, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez. As Sras. Amanda Paschoal e Dra. Sandra Tadeu e os Srs. Hélio Rodrigues, Keit Lima, Marina Bragante, Nabil Bonduki e Renata Falzoni encontram-se em licença.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Esta é a 86ª Sessão Ordinária, da 19ª Legislatura, convocada para hoje, dia 11 de novembro de 2025.
Informo aos Srs. Vereadores que há sobre a mesa parecer de redação final, exarado pela douta Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, ao Projeto de Lei: PL 387/ 2024. Conforme previsto no art. 261 do Regimento Interno, o parecer permanecerá sobre a mesa durante a sessão ordinária para recebimento de eventuais emendas de redação.
De ofício, adio o Pequeno Expediente e o Grande Expediente.
Faremos os comunicados de lideranças durante a realização da sessão extraordinária.
Passemos ao Prolongamento do Expediente.
PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Submeto ao Plenário que sejam considerados lidos os papéis. A votos. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa). Aprovada a leitura.
A nobre Vereadora Edir Sales gostaria de pedir um minuto de silêncio em homenagem a uma integrante da GCM.
O SR. LUIZ PROTEÇÃO ANIMAL (PODE) - (Pela ordem) - Boa tarde. Só queria registrar minha presença, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Seja bem-vindo, nobre Vereador.
Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Edir Sales.
A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Gostaria de pedir, por favor, um minuto de silêncio, pois a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo está de luto. Perdemos uma guarda, com 28 anos de idade. Estivemos na formatura dela. Infelizmente, ela faleceu na quinta-feira e o velório foi no sábado. A GCM estava presente em peso, com o Comandante da corporação.
A família está transtornada com a partida da Ingrid Oliveira da Paixão. A mãe Vera Lúcia e o pai Oséas estão inconsoláveis.
Sua família e toda a GCM estão em luto pela perda de nossa mais recente soldada da última formatura. Gostaria de pedir um minuto de silêncio para Ingrid Oliveira da Paixão.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - A pedido da nobre Vereadora Edir Sales, façamos um minuto de silêncio em homenagem a Ingrid Oliveira da Paixão.
- Minuto de silêncio.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado a todos.
Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores, informo que, por acordo de lideranças, encerraremos a presente sessão e os comunicados de liderança serão feitos na sessão extraordinária.
Temos agendada, às 15h20, a instalação da CPI do Jockey. Portanto, encerraremos a sessão ordinária e, após a instalação da CPI, abriremos a sessão extraordinária, ingressando imediatamente no Congresso de Comissões, conforme acordo de lideranças; depois, prosseguimos com as votações para, em seguida, abrirmos o tempo para os comunicados de lideranças.
Informo aos Srs. Vereadores que o PL 387/2024 não recebeu emendas de redação, portanto, segue à sanção do Sr. Prefeito.
Informo, também, aos Srs. Vereadores que, dentro de instantes, será feita a chamada para a primeira sessão extraordinária convocada para o dia de hoje.
Voltamos aos trabalhos com a abertura da sessão extraordinária depois da instalação da mencionada CPI.
Convoco os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária, com a Ordem do Dia a ser publicada.
Estão encerrados nossos trabalhos.
EXPEDIENTE DESPACHADO PELA PRESIDÊNCIA EM 11/11/2025
Requerimentos
VEREADOR SILVINHO LEITE (UNIÃO)
13-01823/2025 - Coautoria do PL 80/2025.
13-01829/2025 - Retirada do PL 1259/2025.
13-01830/2025 - Coautoria do PL 70/2024.
13-01831/2025 - Coautoria do PR 18/2023.
VEREADORA LUNA ZARATTINI (PT)
13-01824/2025 - Coautoria do PL 311/2022.
VEREADOR ALESSANDRO GUEDES (PT)
13-01825/2025 - Voto de Júbilo ao Pastor Samuel Cássio Ferreira.
VEREADOR ANDRÉ SANTOS (REPUBLICANOS)
13-01826/2025 - Voto de Júbilo e Congratulações ao Dr. Alexandre Fanti.
VEREADOR NABIL BONDUKI (PT)
13-01827/2025 - Coautoria do PL 566/2025.
13-01828/2025 - Solicitação de informação ao Sr. José Antônio Silva Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa sobre o cancelamento de contratações empenhadas e revogação do Edital de Credenciamento SMC/CFOC/SFC nº 04/2025 - PIA.
VEREADOR SANGENTO NANTES (PP)
13-01832/2025 - Retirada do PL 571/2025.
VEREADORA SANDRA SANTANA (MDB)
13-01833/2025 - Retirada do PL 194/2024.
51ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
11/11/2025
- Presidência do Sr. João Jorge.
- Secretaria do Sr. Dr. Milton Ferreira.
- Às 16h13 com o Sr. João Jorge na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adrilles Jorge, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, André Santos, Celso Giannazi, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Isac Félix, Janaina Paschoal, João Ananias, Kenji Ito, Luana Alves, Luiz Proteção Animal, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Pastora Sandra Alves, Professor Toninho Vespoli, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Silvão Leite, Silvia da Bancada Feminista, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes e Zoe Martínez. Os Srs. Amanda Paschoal, Dra. Sandra Tadeu, Hélio Rodrigues, Keit Lima, Marina Bragante, Nabil Bonduki e Renata Falzoni encontram-se em licença.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Esta é a 51ª Sessão Extraordinária, da 19ª Legislatura, convocada para hoje, dia 11 de novembro de 2025.
Informo aos Srs. Vereadores que abrimos a sessão com quórum de 20 Vereadores presentes. Não há quórum, por enquanto, para deliberação. Faremos os comunicados de liderança, e, em seguida, caso tenhamos quórum para deliberação, faremos o Congresso de Comissões. Vamos aproveitar o tempo que temos.
Passemos aos comunicados de liderança.
Tem a palavra, pela ordem, para comunicado de liderança, a nobre Vereadora Janaina Paschoal.
A SRA. JANAINA PASCHOAL (PP) - (Pela ordem) - Muito obrigada, Sr. Presidente.
Cumprimento V. Exa., os nobres Vereadores e a todos presentes.
Eu queria dividir com os senhores duas preocupações. Uma vem povoando minha mente; é um projeto de lei muito simples, mas que pode ser importante. Fizemos uma busca, não encontramos nada parecido. Se, eventualmente, algum Colega conhecer alguma iniciativa neste sentido, peço que compartilhe conosco.
O projeto teria a finalidade de limitar o número de cachorros que os passeadores podem conduzir na capital de São Paulo.
Há um tempo, apresentei um projeto para alterar um pouco as multas previstas para os condutores dos animais, sobretudo para aqueles cães que têm uma natureza um pouco mais agressiva.
Nesse projeto, fiz também uma proposta de elevação de multa para quem não recolhe os dejetos do seu cachorrinho ou do seu gatinho.
Com essa nova propositura que estou imaginando, até pensei em alterar meu próprio projeto anterior, mas entendi que tem uma finalidade diferente, pois não é só para manter a ordem na cidade, a segurança das pessoas e também de outros animais. Nesse ponto, destaco que alguns cães mais bravos mordem outros animais, além de atacar as pessoas. Essa ideia de um novo projeto meu é ainda para a segurança dos cães conduzidos e dos próprios condutores sob o ponto de vista jurídico.
Sobre isso, devo dizer que já há situações em que os condutores se desequilibraram ao passear, levando dez, 12, 15, e até 20 cachorros. Confundem-se até com tantas guias e ficam sem saber o que fazer quando um ou dois cães fogem. Ao ter de cuidar dos demais que ficaram, não conseguiram recuperar os fujões.
É uma situação, portanto, de insegurança real, de real risco tanto para os cachorros conduzidos, quanto para seus condutores. Além do que, primeiro a dor no coração por perder o animal e, eventualmente, até vê-lo atropelado. Tudo isso seguido de um fator de peso que é: “Como dar essa notícia para a família? ”.
E, depois, temos toda a questão não só do bom nome desse profissional, pois quem vai voltar a confiar num condutor que perdeu um cão, que deixou um cão ser atropelado, ainda que acidentalmente?
Mas há uma questão jurídica também, porque, haja vista o amor que as famílias têm pelos seus animais de estimação atualmente, é grande a chance de um profissional desse ser acionado sob o ponto de vista civil para pagar uma indenização elevada, ou até mesmo sob o ponto de vista penal, como uma espécie de maus-tratos por omissão, por exemplo.
Então, gostaria de compartilhar com os Colegas essa ideia, porque ela me parece relevante, muito embora seja simples, pois, a cada dia, vejo os Dog Walkers passeando com maior número de cães perto do parque do Ibirapuera, pela Paulista, em todos os parques e nos mais diversos bairros da cidade.
Conversei com o Líder, Dr. Murillo, que disse que está refletindo porque é a pauta dele. S.Exa. já vem refletindo sobre essa questão.
A proteção dos animais não é bem a minha pauta. Não sou mãe de pet, mas sou tia. Também sou irmã de três protetores que ouso dizer são radicais. Também por conta disso, tenho pensado nesse projeto.
Vejo três ou quatro Colegas da causa animal e gostaria de ouví-los, a Amanda Vettorazzo, a Simone Ganem, o Luiz Proteção Animal, nosso Colega que até trouxe o cãozinho no dia da posse, e o próprio Dr. Murillo Lima. Então, todos estão convidados a refletir sobre minha proposta.
Sei que em um primeiro momento pode parecer uma perseguição, uma implicância com os passeadores, mas não é. Seria mesmo uma medida de proteção, inclusive jurídica, até mesmo para eles, e para as famílias, o que nem precisa explicar.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereadora Janaina Paschoal.
Tem a palavra, pela ordem, para comunicado de liderança, o nobre Vereador Professor Toninho Vespoli, que falará pelo PSOL por 5 minutos.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - Boa tarde a todos e todas. Vou ler uma nota pública assinada por várias entidades.
“Salvem as escolas de samba pelo direito à cultura, convivência comunitária e economia local. A Escola de Samba Combinados de Sapopemba, com mais de 800 integrantes, assim como tantas outras escolas de samba do Segundo Grupo, está ameaçada de desaparecer por falta de espaço para abrigar seus carros alegóricos.
As escolas de sambas são quilombos artísticos urbanos. São espaços de cultura, convivência comunitária e ancestralidade, geração de renda com produção de artesanatos, solidariedade e resistência.
Embora reúnam colaboradores e colaboradoras, associados e associadas, de diferentes classes sociais, seu corpo é formado majoritariamente pela população mais marginalizada de suas comunidades, ou seja, o povo, cuja reparação pelos anos do regime escravocrata nunca foi efetivada.
O samba, como todas as suas expressões, é a resistência do povo que sobrevive e resiste ao longo dos séculos de exclusões. O direito de expressar sua cultura é a reparação constitucional mínima e precisa ser respeitado.
A escola de samba Combinados de Sapopemba existe há 41 anos e, há mais de 20 anos, seus carros alegóricos são preparados e abrigados embaixo do Viaduto Pacheco Chaves. É nesse espaço, através de preparação dos carros, que a escola desenvolve oficinas de cultura e as atividades socioassistenciais.
A escola não tem onde colocar os carros. Com a retirada forçada realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo há algumas semanas, a escola precisou buscar abrigos temporários, e há carros sem abrigos. Se os carros não voltarem para debaixo do Viaduto Pacheco Chaves, local que assegura a altura dos carros, a participação no Carnaval de 2026 ficará prejudicada, assim como todas as demais atividades ali desenvolvidas.
O pedido da escola de samba Combinados de Sapopemba é pelo direito de continuar abrigando seus carros alegóricos embaixo do Viaduto Pacheco Chaves, assim como ocorrem em vários outros viadutos. Esses abrigos estão reconhecidos, inclusive, por projetos de lei que tramitam nesta Casa, como, por exemplo, o PL 572/2025, proposto pelos nobres Vereadores Ricardo Teixeira e Silvinho Leite, ambos do Partido União Brasil, aos quais quero parabenizar.
A escola se compromete a cumprir as exigências a serem indicadas pelo Corpo de Bombeiros. O espaço do Viaduto Pacheco Chaves é ocupado há mais de 20 anos pela escola Combinado de Sapopemba, pelo fato de os Srs. Prefeitos entenderem a importância do abrigo para as escolas de samba. Infelizmente, Sapopemba não tem espaços com cobertura que possam abrigar os carros alegóricos. Esse espaço é vital para toda a comunidade de Sapopemba, pois a escola de samba é parte de sua identidade. Solicitamos a imediata reintegração e regularização do uso do espaço, garantindo a continuidade das atividades culturais, artísticas e comunitárias que fortalecem o patrimônio cultural da cidade de São Paulo”.
Assinam: Centro de Direitos Humanos de Sapopemba, Paróquia São Sebastião, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Cedeca Sapopemba e vários outros - igrejas evangélicas, terreiros e assim por diante.
Agora, neste um minuto que falta, quero fazer um apelo para que a Prefeitura resolva o quanto antes um problema que acontece desde o final do mês passado. Não sei se todos sabem, mas temos mais ou menos 1.500 pessoas que trabalham no POT. Há quase 20 dias, eles estão com o salário atrasado. Fizemos um requerimento de informação para saber quando esses trabalhadores serão pagos. A resposta foi: só serão pagos no dia 19 do novembro. Ou seja, praticamente um pouco mais de um mês de atraso.
Todos sabem que as pessoas que trabalham no POT ganham muito pouco, em torno de um salário mínimo. Eu não sei o que aconteceu, porque na resposta não veio qual é o problema e qual é a solução. Só colocaram a data em que vão regularizar a situação.
Mas essas pessoas pagam aluguel, têm dívidas. Elas não podem esperar tanto tempo para receber um valor que já é irrisório pelo seu trabalho, e ainda mais a Prefeitura demorar tanto tempo para pagar. Então, esperamos que se resolva isso o quanto antes, porque se trata de seres humanos que têm suas dívidas, suas necessidades, seus filhos e uma série de coisas.
Já que somos a favor da família, Sr. Presidente, as famílias têm que ter salário para sustentar seus filhos e suas filhas.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereador.
Tem a palavra, pela ordem, para comunicado de liderança pela Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, o nobre Vereador Senival Moura.
O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Obrigado, nobre Presidente, Vereador João Jorge. Cumprimento aqueles que nos acompanham na galeria do plenário, os Srs. Vereadores, aqueles que estão assistindo a esta sessão pela Rede Câmara SP e os leitores do Diário Oficial da Cidade.
Hoje trago um assunto muito importante, que justamente foi tema da redação do Enem no último fim de semana: a perspectiva acerca do envelhecimento da sociedade brasileira, proposta extremamente atual e relevante, considerando o processo de transição demográfica e o envelhecimento populacional pelo qual o Brasil vem passando.
Os dados mostram que a cidade de São Paulo vivencia um acelerado processo de envelhecimento demográfico, resultado da queda nas taxas de fecundidade, da redução da mortalidade e do aumento da expectativa de vida, fatores que transformam de maneira significativa a estrutura etária da população.
Em 2000, as pessoas com 60 anos ou mais representavam cerca de 9,3% da população paulistana. Em 2010, essa proporção subiu para 11,9%; e, segundo o censo de 2022, o município já contabiliza mais de 2 milhões de idosos, que representam 17,7% da população, e as projeções indicam que esse contingente continuará crescendo de forma expressiva. Estima-se que, em 2030, os idosos representarão cerca de 20% da população e em 2050, aproximadamente 30% da população da cidade de São Paulo.
Esse avanço demográfico impõe desafios urgentes e complexos às políticas públicas municipais, exigindo planejamento, coordenação e ações integradas que respondam a essa nova configuração populacional. Com o envelhecimento da população, aumentam também as demandas por serviços de saúde, reabilitação, cuidados de longa duração, transporte adaptado, moradia acessível, programa de convivência e política de prevenção à fragilidade e promoção do bem-estar.
A Prefeitura de São Paulo precisa, portanto, articular políticas que garantam autonomia, mobilidade, segurança e qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais. Nesse contexto, como alguém que completou 60 anos este ano e tem a honra de presidir a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social, propus o PL 432/2025, que estabelece medidas de enfrentamento ao etarismo e assegura respeito, dignidade e igualdade de oportunidades para todas as idades.
Além disso, apresentei projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria do Idoso do Município de São Paulo, que terá como atribuição coordenar e planejar a formulação de políticas voltadas à população idosa, evitando a dispersão de ações entre diferentes secretarias e promovendo uma visão integrada, que envolva saúde, assistência social, transporte, urbanismo, cultura e habitação. Também caberá à pasta monitorar indicadores demográficos e sociais, bem como antecipar tendências de demanda, como o crescimento previsto da população idosa, que pode chegar a 30% até 2050, de modo a orientar investimentos e definir prioridades com base em evidências e planejamento de longo prazo. Isso, como mencionei, foi, no último domingo, tema do Enem.
Esse é um tema importantíssimo, porque as pessoas têm de agradecer por atingir essa idade. Essa é uma forma de dizer: “sou privilegiado, porque alcancei essa idade”, de 60, 70, 80, e assim por diante. No passado, em função da ausência de políticas públicas e qualidade de vida, isso era impossível. Hoje, o Brasil alcança essa marca.
Então, é importantíssimo, cada vez mais, investimento em políticas públicas voltadas àqueles que mais necessitam, especialmente a população idosa da cidade de São Paulo. Até por isso apresentei esse projeto de lei e também sugeri ao Executivo instalação de secretaria municipal voltada ao interesse dos idosos na cidade de São Paulo.
Obrigado, Sr. Presidente, pela oportunidade. Encerro meu tempo.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Tem a palavra, pela ordem, para comunicado de liderança, a nobre Vereadora Amanda Vettorazzo, que falará pela Comissão de Administração Pública.
A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, todos os presentes, boa tarde.
Na verdade, venho fazer um apelo aos nobres Vereadores para que compareçam à nossa sessão. Hoje, muito provavelmente, não vai dar quórum para conseguirmos votar. Na semana passada, de igual forma, não conseguimos quórum mínimo para prosseguir com as votações. Há projetos importantíssimos não só meus, mas também de outros Colegas. Infelizmente, esta Casa está há 15 dias parada por falta de quórum.
Então, na verdade, é quase um comunicado interno para que compareçam à sessão e deem quórum para o prosseguimento dos nossos trabalhos.
Também gostaria de aproveitar o momento para parabenizar o novo partido que surgiu, na semana passada, de forma unânime, o Partido Missão. Então, que Deus abençoe a missão desse nobre partido.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereadora Amanda Vettorazzo.
Vamos fazer o seguinte, não há Plenário suficiente para Congresso de Comissões. Então, vamos passar à Ordem do Dia, pois temos por volta de 13 projetos instruídos.
Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Sonaira Fernandes.
A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, requeiro, regimentalmente, verificação de presença.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - É regimental o pedido de V.Exa. Peço aos Srs. Vereadores que registrem presença.
- Inicia-se a verificação de presença.
- Os Srs. João Jorge, Luna Zarattini, Gilberto Nascimento, Janaina Paschoal, Amanda Vettorazzo, Luiz Proteção Animal, Celso Giannazi, Professor Toninho Vespoli, Carlos Bezerra Jr., Kenji Ito, Simone Ganem, Sandra Santana, Ely Teruel e Silvão Leite registram presença.
- Concluída a verificação, sob a presidência do Sr. João Jorge, constata-se a presença dos Srs. Amanda Vettorazzo, Carlos Bezerra Jr., Celso Giannazi, Ely Teruel, Gilberto Nascimento, Janaina Paschoal, João Jorge, Kenji Ito, Luiz Proteção Animal, Luna Zarattini, Sandra Santana, Silvão Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes e Professor Toninho Vespoli.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Não há quórum para o prosseguimento dos trabalhos. São 15 presentes, e precisávamos de 28 Srs. Vereadores presentes para a deliberação.
Informo aos Srs. Vereadores que estão em plenário, aos que estão em trânsito e aos que estão em seus gabinetes que amanhã, quarta-feira, é o dia em que costumamos ter maior presença na Casa, quando faremos nova tentativa para votar projetos de Vereadores - especialmente, instruir alguns projetos de denominações e honrarias para que possam ir ao Plenário Virtual. Então, amanhã voltamos com nova tentativa.
Antes de encerrar a sessão, registro a presença de dez conselheiros e trabalhadores da Secretaria de Direitos Humanos. Sejam muito bem-vindos. (Palmas)
Como não há quórum para o prosseguimento da sessão, vamos encerrá-la.
Relembro aos Srs. Vereadores a convocação para a próxima sessão ordinária, amanhã, dia 12 de novembro, com a Ordem do Dia a ser publicada.
Relembro, também, aos Srs. Vereadores a convocação da 8ª Sessão Extraordinária Virtual, da 19ª Legislatura, para amanhã, quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025, a partir das 15 horas.
Relembro, ainda, aos Srs. Vereadores a convocação de cinco sessões extraordinárias, logo após a sessão ordinária de amanhã, quarta-feira, dia 12 de novembro; e mais cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de quinta-feira, dia 13 de novembro. Todas com a Ordem do Dia a ser publicada.
Desconvoco as demais sessões extraordinárias convocadas para hoje e aos cinco minutos de amanhã.
Também vou fazer justiça aos nobres Vereadores, porque muitos estão de licença em viagem para a COP30.
Boa tarde a todos.
Estão encerrados os nossos trabalhos.
REQUERIMENTO RECEBIDO PARA PUBLICAÇÃO
REQUERIMENTO 08-00035/2025
“REQUERIMENTO PARA CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO
Requer a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar o crescente número de feminicídios na cidade de São Paulo, que registrou número recorde em 2025.
Excelentíssimo Senhor Presidente,
As vereadoras e vereadores que a esta subscrevem, vêm, com fulcro no art. 33 da Lei Orgânica do Munícipio de São Paulo, bem como nos artigos 91 e 93 do Regimento Interno desta Casa, requerer a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito, composta por 7 (sete) membros, com duração de 120 (cento e vinte) dias, prorrogáveis por igual período, com a finalidade de investigar o crescente número de feminicídios na de São Paulo, que registrou número recorde em 2025.
Sala de sessões, 02 de dezembro de 2025.
Silvia da Bancada Feminista
Vereadora
JUSTIFICATIVA
Segundo dados compilados pela Globo News, com base nos números divulgados no Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, no ano de 2025, a capital paulista registrou o maior número de casos de feminicídio para um ano desde que a série histórica foi iniciada, em abril de 2015. Entre janeiro e outubro, foram 53 ocorrências.1
Em todo o estado de São Paulo, foram registrados 207 feminicídios entre janeiro e outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 191. Um aumento, portanto, de 8% considerando os dez primeiros meses do ano.
Na manhã de sábado (29), uma mulher de 31 anos foi atropelada e arrastada por mais de um quilômetro por um carro dirigido pelo ex-companheiro até a Marginal Tietê, em São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, ela passou por cirurgias e teve as pernas amputadas devido à extensão das lesões. Ela segue internada em estado grave.
Augusto Cesar Pedroso Bicego, atual delegado titular do 90º DP (Parque Novo Mundo), responsável pela investigação do episódio, na polícia desde 1996, disse à imprensa nunca ter visto um caso como esse.
"Ato de barbárie. Isso foge do padrão médio da sociedade. Nada justifica o que ele fez", disse pouco tempo depois do interrogatório de Douglas, preso na noite de domingo (30).2
Ocorre que, recentemente, foi sancionada a Lei nº 14.994, de 9 de outubro de 2024, que trouxe significativa alteração na forma como o feminicídio é tipificado pelo ordenamento brasileiro, no intuito de prevenir e coibir a violência praticada contra a mulher.
Apesar de promover modificações em diversos diplomas legais (Código Penal, Lei das Contravenções Penais, Lei de Execução Penal, Lei dos Crimes Hediondos, Lei Maria da Penha e Código de Processo Penal), a iniciativa apresenta, em verdade, uma faceta única: a de aumentar o rigor punitivo nos crimes de feminicídio e outras condutas praticadas “contra a mulher por razões da condição do sexo feminino”.3
No que se refere à figura típica do feminicídio, introduzida inicialmente no Código Penal pela Lei nº 13.104/2015, quando se tornou qualificadora do homicídio, agora o crime passa a ser autônomo, previsto no artigo 121-A do diploma penal.
Art. 121-A. Matar mulher por razões da condição do sexo feminino: (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
Pena - reclusão, de 20 (vinte) a 40 (quarenta) anos. (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
§ 1º Considera-se que há razões da condição do sexo feminino quando o crime envolve: (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
I - violência doméstica e familiar; (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher. (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
§ 2º A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime é praticado: (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
I - durante a gestação, nos 3 (três) meses posteriores ao parto ou se a vítima é a mãe ou a responsável por criança, adolescente ou pessoa com deficiência de qualquer idade; (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
II - contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos, com deficiência ou portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental; (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
III - na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima; (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
IV - em descumprimento das medidas protetivas de urgência previstas nos incisos I, II e III do caput do art. 22 da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha); (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
V - nas circunstâncias previstas nos incisos III, IV e VIII do § 2º do art. 121 deste Código. (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
Coautoria (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
§ 3º Comunicam-se ao coautor ou partícipe as circunstâncias pessoais elementares do crime previstas no § 1º deste artigo. (Incluído pela Lei nº 14.994, de 2024)
A mudança no ordenamento jurídico brasileiro foi um passo importante para combater esse grave crime. Mas além da tipificação penal e do acompanhamento dos dados fornecidos pelos órgãos de segurança, é necessário também investigar as causas, razões, motivações e consequências destas condutas, bem como propor soluções no âmbito da política de segurança pública, propostas de atendimento às mulheres vítimas de violência e suas famílias, além de meios para enfrentar esta cultura de violência, que cresceu demasiadamente em nosso cidade, conforme demonstram os fatos e as informações dos próprios órgãos competentes.
Silvia da Bancada Feminista (PSOL)
Vereadora
_________________
¹ Ver em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/12/02/cidade-de-sp-bate-recorde-defeminicidios-em-2025.ghtml
² Ver em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/12/ato-de-barbarie-diz-delegadoresponsavel-por-caso-de-mulher-arrastada-por-1km-em-sp.shtml
³ Ver em: https://www.conjur.com.br/2024-out-16/a-lei-n-14-994-2024-e-o-novo-modelo-brasileiro-detipificacao-do-feminicidio/”