SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE
DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E APOIO AOS COLEGIADOS
Rua do Paraíso, n° 387 - Bairro Paraíso - São Paulo/SP
Telefone: 5187-0137
PROCESSO 6027.2026/0001249-5
Ata SVMA/CGC/DPAC Nº 152265865
Ata da 283ª Reunião Plenária Ordinária
Data: 25/02/2026
Duração: 1 hora e 57 segundos
Local: Híbrida: Secretaria do Verde e Meio Ambiente - Sala Térreo
Plataforma Microsoft Teams
EXPEDIENTE
Aprovação da Ata da 282º Reunião Plenária Ordinária do CADES;
Posse do Sr.Rodrigo Bagnatori Ribeiro, representante da Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB;
Apresentação da Prestação de Contas da utilização dos recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente – FEMA do ano de 2025, pela Chefe de Gabinete Sra.Tamires Carla de Oliveira;
Apresentação das Diretrizes do FEMA - ano 2026, pela Diretora da DGFEMA , Sra. Elizabeth Morais.
PARTICIPANTES
Mesa Diretora:
Assessores:
Apresentador(a):
Interpretes – SMPED
Conselheiros(as):
Participante:
TRANSCRIÇÃO AUTOMATIZADA
Wanderley de Abreu Soares Junior
Bom dia a todos, conselheiros, conselheiras e demais presentes. Na qualidade de presidente da mesa, eu, Wanderley de Abreu Soares Júnior, secretário adjunto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), dou início à 283ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo (CADES), convocado nos termos do art. 7º do Regimento Interno (Resolução CADES nº 140/2011), que se realiza na data de hoje, dia 25/02/2026, quarta-feira, às 10h17, de forma presencial na sala de reuniões neste prédio, no andar térreo da SVMA, e pela plataforma Microsoft Teams. Passo agora a palavra para nossa Coordenadora-Geral do CADES, a senhora Liliane Arruda. Obrigada, secretário.
Liliane Neiva Arruda Lima
Obrigada a todos os conselheiros e conselheiras aqui presentes no presencial e também na parte online. Quero desejar um ótimo ano, pois hoje é nossa primeira reunião de 2026, e desejar um ótimo ano de 2026 a todos os conselheiros e conselheiras aqui presentes. Quero agradecer também a participação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), com a Gabriela e a Stefanie hoje com a gente aqui na nossa reunião. E, antes de a gente começar a nossa reunião, a gente recebeu um e-mail do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). De fato, foi o Sérgio e a Neusa que encaminharam um e-mail para todos os conselheiros e conselheiras referente ao próximo mandato, de 2026 a 2028, e todos receberam esse e-mail referente à composição do conselho.
Ana Maria
Sim.
Liliane Neiva Arruda Lima
Nesse e-mail constam a Flávia, o Carlos Santos Severino (OAB) e o Flávio Vital, da Associação Viva o Centro (Centro-Oeste 2). Eles optaram por participar como representação no Conselho Gestor. Porém, pelas cotas das mulheres, 50% mulher, a Flávia já está como titular aqui. Para suplente, eu preciso ver entre o Carlos e o Flávio. O Carlos Santos Severino já está presente? Não. O Sérgio não chegou ainda. O Flávio Vital já está aqui com a gente? Também não. E a Flávia também não estava com a gente. A Flávia Taliberti fica como titular.
Delaine Romano
E o Floriano também não está com a gente.
Flavia Cristina de Santos
Bom dia, tô sim, tô aqui.
Delaine Romano
Bom dia a todos.
Liliane Neiva Arruda Lima
Quando eles entrarem na reunião, no final da nossa reunião, eu vou retomar esse assunto, porque a gente vai ter que escolher um dos dois para fazer parte como suplente.
Flavia Cristina de Santos
Tá ok. Então eu agradeço a oportunidade, tá bom?
Liliane Neiva Arruda Lima
Obrigada, Flávia. Eu que te agradeço. Obrigada por representar o CREA-SP no FUNDURB.
Flavia Cristina de Santos
Nada, imagina. Ok, obrigada.
Liliane Neiva Arruda Lima
E representando também o CADES Municipal, viu? Não esqueça: você vai estar representando dois, o CADES Municipal e o CREA-SP. Mas eu agradeço imensamente por ter disponibilizado esse horário para ficar conosco.
Flavia Cristina de Santos
Isso, exatamente, principalmente o CADES. Perfeito. Tá ok, obrigada.
Liliane Neiva Arruda Lima
Passando então para o primeiro ponto do nosso expediente de hoje: aprovação da ata da reunião plenária ordinária do CADES. Vamos colocar em votação. Consideramos como aprovada a ata da reunião plenária ordinária do CADES. Passando então para o segundo ponto do expediente: a posse do conselheiro suplente Rodrigo Ribeiro. Rodrigo, você se encontra presente?
Rodrigo Ribeiro
Sim, bom dia.
Liliane Neiva Arruda Lima
Pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), seja muito bem-vindo conosco. O nosso secretário Wanderley vai dar a posse para você. Então eu passo a palavra ao nosso secretário Wanderley para a posse.
Liliane Neiva Arruda Lima
Considerando a publicação da Portaria SGM nº 07, de 20/01/2026, neste ato dou posse ao conselheiro suplente representante da SMSUB, Rodrigo Pagnatori Ribeiro. Rodrigo, agora a palavra é sua para manifestação.
Rodrigo Ribeiro
Obrigado. Bom dia a todos novamente. Gostaria de aproveitar para agradecer ao secretário e a todos pela posse e pela oportunidade de poder contribuir mais uma vez, com mais uma comissão que eu faço parte. Obrigado. Bom dia a todos.
Liliane Neiva Arruda Lima
Bom dia. Rodrigo, você e o Cláudio são muito importantes aqui para a gente na parte da SMSUB, e o Cláudio Campos tem nos auxiliado bastante referente à SMSUB. Contamos com seu apoio também aqui referente ao CADES Municipal. Muito obrigada por estar conosco nesse ano de 2026.
Rodrigo Ribeiro
Com certeza. Obrigado.
Liliane Neiva Arruda Lima
Senhor secretário, com a sua licença, eu peço para o terceiro ponto do expediente ser cancelado devido à agenda do gabinete. Esse item seria a apresentação da prestação de contas da utilização dos recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente (FEMA), do ano de 2025, a ser apresentado pela nossa chefe de gabinete, Tamires de Oliveira. Ela está com outra agenda, então eu peço desculpas aos conselheiros e conselheiras presentes aqui presencialmente. Na parte online, nós vamos tentar marcar uma reunião extraordinária. Ficam todos os conselheiros e conselheiras cientes disso: em breve a Tamires vai passar uma data para mim e nós vamos passar para os conselheiros e marcar uma reunião extraordinária para tratar do tema. Passo então agora para o quarto ponto do expediente: a apresentação das diretrizes do FEMA de 2026. Estamos aqui com a diretora do FEMA, a Betinha, conhecida como Elizabeth Joyce de Morais Daniel. Eu passo a palavra para ela fazer a nossa apresentação na data de hoje.
Elizabeth Joyce de Morais Daniel
Bom dia, conselheiros. Vou apresentar para vocês as diretrizes de 2026, que foram apresentadas no Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente (CONFEMA) no dia 13/02/2026. A lei que a gente segue é a Lei nº 14.887, de 15 de janeiro. Vamos às diretrizes de 2026. O primeiro ponto são as Áreas Verdes, com objetivo de proteção e defesa da biodiversidade, implantação de áreas verdes, apoio a projetos e estudos de adequação ambiental, plano de manejo e conservação das áreas verdes, dos parques lineares e urbanos, fiscalização e controle das áreas verdes, recuperação e revitalização das áreas da SVMA. O segundo ponto é Educação Ambiental, Cultura e Comunicação, com objetivo de apoiar estudos ambientais. O terceiro ponto é Água, com foco na proteção dos recursos hídricos, apoio a projetos e programas de prevenção de enchentes, recuperação de nascentes, sistemas de drenagem e captação de águas pluviais. O quarto ponto é Descarte Sustentável, com apoio a planos e projetos de implementação de ecopontos, reciclagem, reeducação e resíduos sólidos. O quinto ponto é Mobilidade, com apoio a planos e projetos do uso de energia renovável, mobilidades não motorizadas, alternativas de mobilidade urbana e transporte sustentável. O sexto ponto é Mudanças Climáticas, com apoio a projetos e melhorias da qualidade do ar, combate às mudanças climáticas e minimização das emissões de gases de efeito estufa. O sétimo ponto é OPSA, destinado a 10% da verba do FEMA e relacionado à conservação e recuperação dos serviços ambientais na cidade de São Paulo. O oitavo ponto é Agricultura Sustentável, com foco em ajudar o aumento da renda dos pequenos agricultores. E o último ponto é o Programa das Nações Unidas, desde setembro de 2022, para promover melhorias em seis parques. Por enquanto é isso. Muito obrigada.
Liliane Neiva Arruda Lima
Obrigada, Betinha. Obrigada a todos os conselheiros. Betinha apresentou a parte das diretrizes do CONFEMA, direcionadas ao ano de 2026. O complemento vai ser após a primeira reunião do CONFEMA, ainda a ser marcada, para aprovação das verbas de 2026 e a destinação correspondente. Diante da apresentação e considerando também que o ponto 3 foi cancelado, nossa reunião hoje foi bem breve. Eu dou a palavra aos conselheiros e conselheiras que queiram se manifestar. Cláudio pode falar e depois o Marcos Romano e a Maria do Carmo, por favor.
Claudio de Campos
Bom dia, secretário, Liliane, conselheiros. Queria dar os parabéns para o meu suplente, Rodrigo. Acredito que ele vai contribuir muito aqui com o CADES. E dizer para a Gabi que pretendo estar presente. O trabalho que está sendo desenvolvido é muito importante para a cidade e eu pretendo estar presente. É isso. Bom dia a todos.
Maria do Carmo
Bom dia a todos. Queria agradecer à Rute que participou ontem da nossa reunião no CADES Santo Amaro. Foi muito importante. Eu queria uma orientação de vocês. Santo Amaro, ano passado, plantou 1.602 árvores. O CADES desenvolveu um projeto com as escolas. Só que agora mudou o nosso engenheiro, o Carlos, que se aposentou, e nós estamos agora sem referência para dar continuidade a esse projeto. Ontem tivemos uma reunião com 30 diretores de Santo Amaro e todos estão interessados em dar continuidade. A quem a gente deve se dirigir, uma vez que parece que a SVMA, que é responsável pelo plantio, era o contato? Obrigada.
Liliane Neiva Arruda Lima
Maria do Carmo, eu vou ver isso certinho para a senhora e depois passo para você, pode ser? Até então, quem tem ajudado também com plantio é a SMSUB. Peço que vocês passem as demandas para a gente por e-mail e a gente verifica o que pode ser feito.
Maria do Carmo
A empresa é a Florestana, que atende a nós.
Claudio de Campos
Peço que passem as demandas pra gente via e-mail e vamos verificar o que pode ser feito. Obrigado.
Liliane Neiva Arruda Lima
Seu José Ramos, por favor.
Ramos Jose Carvalho
Olá, bom dia a todos. Me ouve, Liliane?
Liliane Neiva Arruda Lima
Sim.
Ramos Jose Carvalho
Ótimo, obrigado. Bom dia, bom ano para todos. Eu tenho uma notícia excelente, que fiquei particularmente muito feliz, por conta da Comissão de Mudanças Climáticas: mais um gol que nós realizamos. A boa notícia é com relação à instalação e reformas tanto do Túnel 9 de Julho como também do Chafariz 9 de Julho, compondo aquele espaço turístico do MASP. Isso fez parte da primeira reunião da Comissão de Mudanças Climáticas, realizada em setembro de 2025. Fiquei particularmente feliz ao passar por ali e ver o início das obras de restauração daquele chafariz, porque é algo que a gente vem mencionando sempre na comissão, não só pela questão de temperatura, mas também pela baixa umidade relativa do ar. Ali vai ser uma grande propaganda que a gente vai poder fazer. Seria interessante, inclusive, se pudéssemos colocar dispositivos para medir umidade agora, antes do início do funcionamento efetivo do chafariz, para entender o processo. De qualquer forma, vai ficar muito bonito e dialoga com a história da Revolução de 32 e os engenheiros envolvidos. Nessa restauração do chafariz, a gente marca mais um gol da comissão. Também fiquei feliz sabendo que, nessa última audiência, tivemos uma assessoria junto ao gabinete da SVMA relacionada às mudanças climáticas, e estamos aguardando o documento referente àquela audiência pública. Parabéns a todos. Parabéns ao primeiro grupo de mudanças climáticas. Logo mais eu vou colocar as fotos, fizemos registros, justamente para a SVMA. Obrigado, Liliane, obrigado, secretário. Vamos em frente.
Liliane Neiva Arruda Lima
Obrigada, seu José Ramos. Referente à publicação, como eu falo sempre: essa comissão é de todos. Vale lembrar também, secretário, para a gente fazer uma publicação em conjunto. Na próxima reunião, a gente faz isso junto. Eu vou falar com a equipe de comunicação para fazer uma matéria sobre isso. Pode ficar sossegado que a gente não vai deixar o nosso conselho para trás.
Ana Maria
Bom dia a todos. Um feliz ano novo para todos. Liliane e secretário, eu queria um retorno sobre uma área aqui na zona sul, que é do Parque Cardeal Rossi. A população vem solicitando porque é uma área grande que pertence ao Verde e Meio Ambiente e, até hoje, eles não tiveram retorno sobre o que é essa área, sobre esse parque, se esse parque vai sair. Eu queria de vocês um retorno sobre isso. Também sobre o Parque M’Boi Mirim: ontem tivemos chuva, e tivemos uma reforma nele, foram quatro milhões, mas dessas obras já foram feitas solicitações pela empresa para fazer vários consertos que ainda não foram feitos. Eu estive lá: nós temos um lago e, mesmo no dia da inauguração desse parque, quando o secretário e o prefeito foram lá, está sendo jogado esgoto dentro do parque. Eu fui atrás porque existe uma invasão na frente, que o parque ali é na Avenida M’Boi Mirim. Não é só a invasão do lado esquerdo: são duas invasões. Eles jogam dentro da rede de esgoto pluvial e a rede de esgoto pluvial vai para dentro do parque; esse esgoto dessa invasão vai para dentro do parque. Já tentei entrar em contato com a subprefeitura; a subprefeitura vai lá, faz um conserto nessas bocas de lobo, e eles voltam e jogam esgoto para dentro de novo. Eu não sei o que pode se fazer. E, como eu não consegui, eu queria saber se, dentro do conselho, alguém consegue ajudar nessa situação, porque é insuportável o cheiro que fica dentro do parque. O lago está sendo muito poluído. E por conta das enchentes também, até o muro do parque está caindo, porque não está aguentando. As bocas de lobo entopem pelo lixo que vem dessas invasões. Eu preciso da ajuda de vocês.
Liliane Neiva Arruda Lima
Ana, qual o primeiro parque que você falou?
Ana Maria
O primeiro é o Parque Cardeal Rossi.
Liliane Neiva Arruda Lima
Vamos fazer o seguinte: eu vou marcar com você e eu pessoalmente vou fazer a vistoria, tá bom? E, por favor, formaliza para a gente um e-mail direcionado ao CADES Municipal com essa solicitação, para a gente deixar tudo formalizado. Aí a gente encaminha para o secretário Wanderley e marca a agenda para vistoria no local.
Ana Maria
Ok, faço sim. Obrigada.
Marcos A. Santos Romano
Liliane, só para registrar: eu não recebi aquele e-mail que você falou do FUNDURB.
Liliane Neiva Arruda Lima
Não, é só para a sociedade civil. O senhor já é do poder público, então não recebeu mesmo.
Marcos A. Santos Romano
Entendi. Obrigado.
Liliane Neiva Arruda Lima
Seu Quintino, nosso convidado de hoje, por favor. Vou te dar a palavra.
Quintino
Obrigado. Bom dia a todos. Eu sou do Jardim Damasceno, Brasilândia. Eu queria falar a respeito das árvores e da natureza. Eu tinha uma árvore aqui na porta da minha associação, chamada “sabão-de-soldado”. Ela produzia sementes e eu pegava essas sementes e levava para plantio, inclusive já tinha bastante muda, mudas grandes. Infelizmente, veio aqui a subprefeitura e mandou cortar a árvore, sem trazer comprovante e documento nenhum; disseram que foi ordem de um engenheiro, mas não trouxeram documento. Eu queria saber que providência vocês vão tomar. Às vezes a gente vê pessoas mal-educadas matando a natureza. As crianças choraram, era uma árvore muito linda. Eu coloquei no meu grupo e no Facebook. Não é porque ela é subprefeita que ela tem que chegar e matar a natureza. E outra coisa: a gente reclama muito do problema das águas. É muita água que desce ali (Taipa, Perus, Jaraguá) e, quando vem tempestade, a avenida fica fechada. Até agora não foi tomada providência. O projeto que estão falando é fazer um piscinão, mas isso não resolve; essa água tinha que ser recuperada, aproveitada, em vez de buscar água de fora e gastar dinheiro, sendo que aqui tem muita água. Antigamente a gente tomava água daqui da serra. Hoje falam que tem que buscar água até de fora. Minha reclamação é essa. Muito obrigado.
Liliane Neiva Arruda Lima Eu te agradeço. Referente ao corte da árvore, o senhor já foi na subprefeitura verificar por qual motivo foi cortado? Nós estamos com dois representantes aqui da SMSUB, o Rodrigo e o Cláudio. Eu gostaria também que o senhor encaminhasse essa demanda formalmente, e que procurasse a subprefeitura para obter a justificativa formal do corte.
Quintino
Desculpa. A subprefeita veio aqui e falou que a árvore estava atrapalhando obra na rua, mas a árvore não estava atrapalhando nada. Eu sou ambientalista, sou plantador, e sei quando a árvore está prejudicando. Se estivesse, eu mesmo reclamaria, como eu reclamo do eucalipto caindo em cima de carro e até agora não resolvem. Semana passada caiu um eucalipto em cima do carro de um amigo meu e acabou com o carro. Mas essa árvore não estava perigosa, e ainda assim cortaram. Ela está brotando de novo, está crescendo. Essa árvore é futuro da Brasilândia, porque eu estava usando sementes para plantio. Eu plantei em outros lugares, e as mudas estão crescendo. O eucalipto acaba com a terra. Era isso.
Liliane Neiva Arruda Lima
Tá. Vai ficar registrado aqui no CADES Municipal. Eu agradeço. Obrigada, seu Quintino.
Luis Villaca Meyer Filho
Bom ano para todos. Eu acabei de ver que eu tinha recebido o e-mail sim, mas eu fiquei meio desligado esses tempos e deixei passar vários e-mails. Eu queria saber se ainda é possível oferecer meu nome para essa vaga de suplência, porque são temas que eu lido muito de perto, mobilidade, cultura, e acho que posso contribuir.
Liliane Neiva Arruda Lima
Sim, Luís. Então vai ficar com o Carlos Santos Severino, o Flávio Vital e você. Vocês três precisam entrar em acordo; se não, a gente entra em votação.
Flavio Luís Jardim Vital
Eu estou, eu estou.
Liliane Neiva Arruda Lima
Então só o Carlos Santos Severino que não está na reunião. Nós vamos fazer uma votação entre vocês. A Flávia Taliberti já está como titular por conta da cota de mulheres. Vamos colocar em votação a parte de suplente do Conselho Gestor do FUNDURB, entre Flávio Vital, Luís Vilaça e Carlos Borges. Primeiro, peço que cada um se manifeste brevemente. Flávio Vital, por favor.
Flavio Luís Jardim Vital
A nossa atividade tem muito a ver com a atividade no fundo, então a ideia é expandir a nossa atuação já como iniciativa privada, tanto na questão de urbanismo, mobilidade, e atuar como representante do CADES dentro desse fórum. Estou à disposição de vocês.
Liliane Neiva Arruda Lima
Obrigada. Luís Vilaça, por favor.
Luis Villaca Meyer Filho
Eu estou aqui como representante do PNBE, que tem uma atuação grande em áreas de cidadania. Eu participo de outras frentes e instituições ligadas a educação, cultura e mobilidade, inclusive com pesquisa e estudo para segurança viária, mobilidade, melhoria de calçadas. Eu poderia ser um canal de levar informações ao FUNDURB e contribuir.
Carlos Borges
Bom dia a todos. Minha proposta é contribuir como a gente faz aqui no CADES: a origem do recurso do FUNDURB, 75% vem do mercado imobiliário por meio da outorga onerosa. É um fórum importante e a ideia é contribuir com nosso conhecimento para que a destinação seja a melhor possível, com foco em fomentar a sustentabilidade de forma global.
Liliane Neiva Arruda Lima
Lembrando que, em caso de empate, o presidente da mesa desempata. Entrando agora em votação.
Eduardo Murakami da Silva
Luiz Vilaça.
Guilherme Iseri de Brito
Eu prefiro me abster.
Douglas de Paula D’Amaro
Eu também vou me abster.
Patrício Gomes Moreira
Pode ser o Flávio Vital.
Rodrigo Ribeiro
Eu acho que, como eu sou suplente, eu não posso votar.
Claudio de Campos
Abstenção.
Licia Mara Alves de Oliveira
Eu vou me abster.
Rosélia Mikie Ikeda
Eu vou me abster também.
Heber Pegas da Silva Junior
Me confirma as opções? Flávio Vital, Luiz Vilaça e Carlos Borges? Perfeito. Voto no Luís Vilaça.
Marco Antonio Lacava
Eu voto no Carlos Borges.
Estela
Eu sou suplente, mas como meu titular não está presente, eu voto. Eu voto no Flávio Vital.
Ramos Jose Carvalho
Eu voto no Carlos Borges, agradecendo a participação do Flávio e do Luís. Meu voto é no Carlos Borges.
Ana Maria
Eu voto no Flávio Vital.
Maria do Carmo
Meu voto é Flávio Vital.
Delaine Romano
Luiz Vilaça.
Celina Cambraia
Eu voto no Flávio Vital.
Liliane Neiva Arruda Lima
Vamos contabilizar: Carlos Borges teve 7 votos. Flávio Vital teve 5 votos. Luís Vilaça teve 3 votos. Como o Carlos Santos Severino não está presente, ele não entrou em votação. Portanto, fica eleito como suplente da titular Flávia Taliberti o Carlos Borges, com 7 votos. Eu agradeço ao Flávio Vital e ao Luís Vilaça; vocês podem participar das reuniões como convidados quando houver necessidade. Carlos Borges quer agradecer.
Carlos Borges
Pessoal, só queria agradecer o apoio e dizer para meus colegas que, quando houver necessidade de representação, estamos juntos, podemos conversar. O objetivo aqui é trabalhar em prol da cidade e do verde. Muito obrigado.
Liliane Neiva Arruda Lima
Lembrando que a nossa próxima reunião será dia 14 de abril, e a reunião extraordinária para falar sobre a prestação de contas será marcada pelo gabinete. Eu passo a palavra ao secretário Wanderley para as últimas palavras e o encerramento.
Wanderley de Abreu Soares Junior
Pessoal, quero agradecer a presença de todos e que esse ano de 2026 seja abençoado e produtivo a todos nós. Desta forma, dou por encerrada a reunião. Quero agradecer a presença de todos e tenham uma boa tarde.
Ana Maria
Boa tarde.
Rodrigo Ribeiro
Obrigado, boa tarde.
Claudio de Campos
Boa tarde a todos.
São Paulo, 25 de fevereiro de 2026
Rodrigo Kenji de Souza Ashiushi
Secretário
Secretaria do Verde e Meio Ambiente e
Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve
| | Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente Em 06/03/2026, às 17:16. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://processos.prefeitura.sp.gov.br, informando o código verificador 152265865 e o código CRC 41BCCC42. |