SECRETARIA DE GOVERNO MUNICIPAL
Comissão de Avaliação de Políticas Públicas do Município de São Paulo
Viaduto do Chá, nº 15, 11º Andar - Bairro Centro - São Paulo/SP - CEP 01002-020
Telefone: (11) 3113-8000
20/08 – Ata da 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Avaliação de Políticas Públicas
Aos vinte dias do mês de agosto do ano 2024, às 14h30, no Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, n°15), 5º andar, Sala de Reuniões da Secretaria de Governo, reuniram-se para a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Avaliação de Políticas Públicas:
Órgãos participantes:
Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias – SEPEP/SGM
Titular: Fernando Barrancos Chucre
Suplente: Marilia Araujo Roggero
Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação: Maria Gorete da Silva, Lucas Cotosck Lara, Vinicius Eigi Yoashida Saneto
Coordenadoria de Planejamento: Andre da Soler, Bruna Nimer Lago, Daniel Bruno Garcia e Fernando Peres Rodrigues
Unidade de Entregas: Nicola Victor Augusto Fini
Secretaria Municipal da Fazenda – SF
Titular: Luis Felipe Vidal Arellano
Suplente: Samuel Ralize de Godoy
Divisão de Avaliação e Aprimoramento do Gasto Público: Sandro Luís Palanca
Gabinete do Prefeito
Titular: Caio Felipe Ferriani Coelho
Suplente: Ricardo Figueiredo Veiga
Pautas:
1. Alinhamentos sobre Decreto 63.336/2024
2. Proposta de procedimentos operacionais
3. Proposta do Plano de Avaliação de 2024
O presidente da Comissão, Fernando Chucre, abriu a reunião passando a palavra para Daniel Bruno Garcia (SEPEP/CP), que conduziu uma apresentação (docto. 109560701) com os pontos de pautas supramencionados.
Sobre o Decreto 63.336, de 10 de abril de 2024: explanou-se sobre os Ciclos de Avaliação, o Plano de Avaliação de Políticas Públicas e a estrutura dos relatórios de avaliação.
Daniel Bruno Garcia também mencionou o desafio de incorporar a avaliação no ciclo do planejamento, que agora começa a ser enfrentado com o funcionamento da Comissão de Avaliação de Políticas Públicas. A estruturação da avaliação em ciclos pré-determinados e periódicos visa contribuir para a incorporação de melhorias incrementais ao planejamento e à implementação das políticas, fomentando o debate entre avaliadores e órgãos executores.
Sobre a proposta de procedimentos operacionais, Daniel Bruno Garcia apresentou um fluxograma para esclarecer as etapas que vão da seleção de políticas avaliadas à apreciação do Plano de Avaliação pela Comissão de Avaliação de Políticas Públicas. O detalhamento do fluxograma com orientações procedimentais foi consubstanciado na minuta da Resolução 01/2024.
Para o Ciclo vigente, que corresponde ao segundo semestre de 2024, foi proposto um Plano de Avaliação abrangendo três políticas, as quais guardam relação com o Programa de Metas 2021-2024: (1) Programa Transcidadania (Meta 20); (2) Ações de redução da mortalidade no trânsito (Meta 39); e (3) Ampliação de equipamentos urbanos e sociais (Metas 3, 5, 7, 8, 65, 78 e 79). As políticas foram selecionadas pela variedade de dimensões a serem analisadas, pelas questões que envolvem a sua implementação e pelo interesse das secretarias envolvidas em terem as políticas avaliadas. Principalmente em função do prazo, classificou-se as avaliações na tipologia de avaliação executiva (1 e 2) e de sustentabilidade orçamentária-financeira (3), ainda que tenham distintos enfoques. Para esta última, recomenda-se a contratação de parceiro externo, para aporte metodológico.
Luis Felipe Vidal Arellano (SF) ponderou que, a despeito da importância de realizar as avaliações, ainda cumpre refletir sobre os encaminhamentos dado ao final do processo avaliativo. Questionou os demais membros sobre a publicização da avaliação e mecanismos para alterar ou mesmo sugerir a descontinuidade de uma política cujo resultado não seja favorável à sua manutenção.
Marilia Roggero (SEPEP/CAGI) reforçou que os estudos avaliativos podem gerar recomendações, que serão devidamente monitoradas por SEPEP. Fernando Chucre (SEPEP) mencionou que este primeiro ciclo se trata de um piloto, em que será possível verificar a utilidade dos relatórios e os pontos de melhoria do ciclo de avaliação. Com isso, sugeriu apresentar os relatórios finais para a comissão em dezembro de 2024, momento no qual será possível construir perspectivas para cada uma das políticas avaliadas e aprimorar as bases para o próximo ciclo.
Os representantes da Secretaria da Fazenda ainda deram destaque à avaliação da sustentabilidade orçamentária-financeira da ampliação de equipamentos públicos. Concluiu-se que a avaliação pode ter como resultado subsídios às decisões que envolvam escolhas entre a construção de novos equipamentos ou a melhoria de equipamentos existentes.
Como encaminhamento, acordou-se que será enviado, via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para aprovação nos autos, a minuta da Resolução CAPP/PMSP – 01/2024, que estabelece procedimentos operacionais para a organização das reuniões da Comissão de Avaliação de Políticas Públicas e para a apresentação dos Planos de Avaliação; o processo eletrônico também será instruído com a Resolução CAPP/PMSP - 02/2024, na qual consta o Plano de Avaliação de Políticas Públicas – Ciclo de 2024 com as três políticas propostas, aprovadas na presente reunião.
| | Samuel Ralize de Godoy Subsecretário(a) Em 30/08/2024, às 15:56. |
| | Luis Felipe Vidal Arellano Secretário Municipal da Fazenda Em 30/08/2024, às 15:59. |
| | Fernando Barrancos Chucre Secretário(a) Executivo(a) Em 06/09/2024, às 17:15. |
| | Ricardo Figueiredo Veiga Assistente Administrativo de Gestão I Em 09/09/2024, às 11:44. |
| | Caio Felipe Ferriani Coelho Assessor(a) VI Em 09/09/2024, às 11:55. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://processos.prefeitura.sp.gov.br, informando o código verificador 109560975 e o código CRC B1FC1242. |
| Referência: Processo nº 6011.2024/0002761-0 | SEI nº 109560975 |